E ae povo bom! Beleza? Nós estamos ótimos 😀
Vamos continuar com mais um post sobre nosso mochilão de 2017.
Bem, depois de ter conhecido o Vale Sagrado e Machu Picchu, resolvemos tirar um diazinho de descanso em Cusco. Aproveitamos para caminhar ali pelas ruas principais, Plaza de Armas, ir em feirinhas, mercadinhos, tudo nas redondezas próximas e dar aquela descansada básica! O dia foi bem tranquilo mesmo!
Conhecemos a feira de San Pedro, onde vende-se de tudo, roupas, comidas diversas, artesanato e estava bem cheia, até porque era um sabadão! Compramos uns chocolates diferentes e bem em conta lá!
O próximo dia, reservamos para conhecer a Montanha Colorida (Rainbow Montain) do Peru. Esse passeio foi pesado e muito doido! É um passeio muito recomendado, mas que tem certa dificuldade e exige certo preparo! Muitas agências fazem o passeio e o preço pode variar entre 60 e 150 soles. Sim, isso mesmo, depende muito de sua pesquisa e da facilidade de pechinchar hehehe Pode-se incluir café da manhã e almoço no passeio, à gosto do freguês.
Tudo começa cedo, bem cedo e nos pegaram no hostel na madrugada. Acordamos por volta das 03h da manhã. Umas 03:40 já estávamos no primeiro transporte, uma van, que nos levou até um ônibus maior e mais confortável! Essa primeira parte é mais tranquila, só cansa um pouco pela hora de acordar e ter que ficar pegando a galera nos hostels.
Depois de todos no ônibus partimos para Winicunca, onde começa o passeio em si e fica perto de uma cidadezinha chamada Pitumarca. Antes de Winicunca, paramos em um pequeno vilarejo para tomar café da manhã. Era por volta de 07:40h. Também tem um banheiro, pago, disponível para uso, naquele estilo buraco no chão, mas enfim! O café da manhã é bem simples, mas foi o suficiente.
Às 08:30h chegamos em Winicunca. Lá tem-se que pagar 10 soles para entrada no parque, que pode estar incluído no seu passeio ou não. Caso sim, o guia vai providenciar seu ticket.
Até chegar no início da caminhada, passamos por uns caminhos bem tensos, com despenhadeiros sinistros e uma estrada de terra bem apertada! Dá uma agonia, mas deu tudo certo hehehe Durante o caminho, já vamos sentindo a mudança de altitude também, pois o passeio já se inicia mais de 4000m de altitude, terminando em uns 5200m de altitude e isso é algo que pega bastante! Para se ter uma comparação, Cusco está a 3.400m e La Paz (a “capital” mais alta do mundo) a 3.600m.
Até ali, as paisagens já são incríveis, mas quando começa a caminhada, a cada momento se perde o fôlego, tanto com a altitude hehehe quanto com cada paisagem mais linda que a outra! São montes nevados ao fundo, glaciares e tudo mais que se pode imaginar, pois caminha-se por um gigante vale! É indescritível e claro, as fotos não representam tudo o quanto é lindo!
O trekking é por volta de 8km de caminhada de ida, subindo, totalizando uns 17km de caminhada ida e volta. O guia vai caminhando conosco, verificando se todos estão bem, mas cada um vai no seu ritmo. Somos identificados por bandeiras e por um apelido que cada guia dá ao seu grupo. Também são oferecidos bastões simples para caminhada, oxigênio, folha de coca e algumas outras coisinhas a mais, que podem ser necessárias durante a trilha. É possível alugar outros materiais mais sofisticados para o trekking, incluindo cavalos que auxiliam na subida até perto do pico. Os cavalos podem ser alugados por 70/80 soles, ida e volta.
Nós começamos a subida às 08:40h. A altitude realmente faz um diferença enorme e quanto mais se anda, menos ar, mais cansaço! O Jeff até que aguentou de boas, sentiu praticamente nada, só cansado mesmo! A Thaísa ficou sem ar por um momento, deu enjoo e tudo! Mas graças a Deus uma alma bondosa estava passando no momento e ofereceu um pouco de oxigênio, o que ajudou demais a recuperar! Dali para frente foi só andar devagar e sempre, sem pressa, curtindo todo aquele momento e também aquela superação pessoal. Muita gente alugou cavalos, mas preferimos tentar ir até onde fosse possível à pé mesmo e graças a Deus deu certo demais!
Chegamos ao topo umas 10:45h, parando muito pouco pelo caminho, numa caminhada vagarosa, mas contínua. Durante o percurso, pegamos sol, calor, frio e no finalzinho até neve! heheehe uma loucura!
No topo ficamos apenas uns 45min, pois o tempo começou a virar, chovendo e nevando, além do frio danado! É muito necessário levar roupa para se proteger de tudo isso e claro um calçado bem confortável para caminhar bastaaaannte! Não pode se esquecer de se hidratar bem também e comer algo leve, dica valiosa para diminuir o efeito do mal das alturas.
As cores são muito vivas e incríveis! Parecem ter realmente sido pintadas à mão!!!
Iniciamos a descida 11:30h. Claro que a volta foi beeeeem mais tranquila e também estávamos estasiados com toda a beleza do local e o desafio que conseguimos vencer!
Foi um momento memorável e incrível! 5200m de altura não é para qualquer um! Pelo caminho, a neve apertou! Aceleramos um pouco o passo para não ficarmos molhados.
E graças a Deus, às 13h já estávamos no estacionamento, prontos para entrar no ônibus. Ficamos ali aguardando o restante da galera chegar. Aproveitamos para fazer um lanche rápido para segurar até o almoço que seria no mesmo local do café da manhã.
14h chegamos no vilarejo e já estava tudo pronto para o almoço. Começou com uma sopa show de bola, depois tivemos arroz, macarrão, salada e frango. Estava tudo bem gostoso!!! Após o passeio, a fome também foi um ótimo tempero hehehehehe
Daí voltamos para Cusco, com algumas paradinhas rápidas pelo caminho.
Lá pras 20:30h chegamos na Plaza de Armas em Cusco e fomos direto jantar numa hamburgueria artesanal deliciosa chamada Papachos. Recomendamos demais! Comemos 2x lá e estava tudo delicioso, além do ótimo atendimento!
E assim terminou nossa passagem por Cusco! Deixou bastante saudades e ainda faltaram passeios a se fazer! Gostamos demais de lá! Um dia voltaremos, com certeza 😉
Na manhã seguinte acordamos um pouco mais tarde, para descansar! Coisa boa! Nosso voo para Lima foi marcado para 12h. Pegamos um taxi até o aeroporto! Outra dica: Taxi é muito barato no Peru, use e abuse!!! hehehehehe 14:50h já estávamos almoçando no aeroporto de Lima, satisfeitíssimos com tudo vivido até ali e prontos para seguir nessa aventura maravilhosa!
À tarde e noite caminhamos pela praça principal do centro de Lima e jantamos o famoso quarto de frango que eles comem bastante! Estava tudo ótimo!
No próximo post falaremos como foi nossa passagem por Lima, fica ligadinho(a) aí!!!
Abração! é nóis 🙂
Deixe um comentário