Mochilão 2017 – Copacabana, Isla del Sol e Lago Titicaca, o maior lago navegável das altitudes

E aí, guys suave? Depois de um tempinho sumidos, voltamos e já começamos agradecendo os acessos!!!

Fiquem ligados que ainda tem muita aventura pela frente! Vem com a gente!!!

HB4116
Lago Titicaca

Depois de passar por La Paz, partimos para Copacabana, uma cidadezinha que fica perto da fronteira com Peru e aos pés do grande, lindo e maravilhoso Lago Titicaca. Quando estávamos lendo sobre estes locais, vimos muita gente falando que era bonito, legal e tudo mais, mas não conseguíamos ver TUUUDO isso nas fotos, porque realmente as fotos não refletem o tanto que esse lago é INCRÍVEL e GRANDE! Parece um mar e não se enxerga o fim!!!

Bem, indo ao que interessa, nós compramos a passagem La Paz -> Copacabana na própria agência de turismo onde fechamos os passeios em La Paz. Com certeza tem lugares mais baratos, mas achamos bem cômodo, afinal nos buscaram no hostel e fizemos uma viagem super tranquila, então, valeu a pena! Na internet encontram-se várias dicas de como fazer essa viagem de ônibus saindo do terminal ou saindo do cemitério da cidade. Tem muitos horários diferentes para a rota.

IMG_20171015_073105266

Saímos por volta das 07:30h. De La Paz, pegamos a estrada, linda, por sinal! Com muito verde, cidadezinhas em construção e o lindo lago! Foi uma vista bem rural também! Muitas plantações, casas simples e criação de animais. Gostamos! O transporte era simples, mas confortável o suficiente para dormirmos um pouco e nem ver o tempo passar. Mas o trajeto não terminou por ai.

IMG_20171015_101154633_HDR-EFFECTS

Por volta das 10h, paramos numa cidadezinha chamada San Pablo de Tiquina. Esta parada é obrigatória, dado que precisamos atravessar o lago até a outra margem. Esta passagem é conhecida como o Estreito de Tiquina. Neste ponto os passageiros descem e pegam uma pequena embarcação enquanto o ônibus pega uma balsa, com as malas e tudo. Nós descemos com nossas mochilas, claro! Coisas pessoais e de mais valor, sempre com a gente! Também é obrigatório o pagamento do boleto para embarque na “lancha”. Ainda bem que é baratinho, 2 Pesos, e a travessia relativamente rápida, com 800m de distância entre as margens.

IMG_20171015_101740214

Do outro lado da margem fica San Pedro de Tiquina, outro pequeno povoado, onde ficamos esperando até a chegada do nosso transporte que vinha de balsa, um pouco mais devagar. Dá tempo de comer algo, tirar fotos, dar uma voltinha e ver o artesanato local. Mas deve-se ficar bem ligado, para não perder o transporte ou entrar no errado, pois não vimos conferência de passageiros. Detalhe que estava um frio de lascar e os casacos se fizeram totalmente necessários.

Próximo de 11h, entramos no ônibus e partimos para o restante da viagem, com parada final em Copacabana. A paisagem segue bastante rural, com muito verde e o a estrada vai contornando o lago, que hora fica na direita, hora na esquerda.

IMG_20171015_110415747_HDR

Parece repetitivo, mas poxa, gostamos demais, é lindo e incrível aquela cor azul! Não demorou muito e chegamos em nosso destino final, umas 12:45h. Por lá ficamos no Hostal Sonia e foi satisfatório. A Sonia é uma senhora muito gente boa e que nos ajudou em tudo que foi necessário. O único inconveniente é que não achamos táxi na hora da chegada à cidade e acabou que tivemos que fazer uma caminhada pesada, com mochilões, mochilas, altitude e fome! kkkkkkk Foi meio tenso, mas deu certo no final!!!

IMG_20171015_130751998_HDR

Deixadas as malas no hostel, partimos para comer algo e conhecer um pouco da cidade, pois não tínhamos reservado muito tempo para esta cidade. A primeira parada foi na Basílica de Nuestra Señora de Copacabana, que se destaca com sua cor toda branca. À direita está o Cerro Calvário, um morro onde muitas pessoas sobem para ver o pôr do sol e à esquerda, está o monte La Horca del Inca, também conhecido como Pachakata. Logo na frente da basílica, tem uma pequena praça, com bastante verde, banquinhos e vendedores ambulantes.

IMG_20171015_131917125_HDR

Pegando para a esquerda, descemos até o porto de Copacabana, para conhecer e ver de onde saíam os barcos para Isla del Sol. Na descida até o porto tem muito comércio, de todo tipo, restaurantes e muita agência e pessoas oferecendo os tickets até a isla. Pesquisamos alguns, perguntamos preços, mas parecia ser bem tabelado, tirando uma distorção ou outra. Como já sabíamos que no hostel era possível comprar também, com os mesmos preços, preferimos adquirir as passagens para Isla e para Cusco lá. Além de que a dona Sonia do hostel ainda oferece um táxi na faixa para deixar os hóspedes na agência de onde sai os ônibus para Cusco, o que foi outra aventura, que contaremos logo mais. Enfim, andamos um pouco no porto e também aproveitamos para procurar um restaurante bacaninha, para almoçar.

Já ia dar 14h e a fome estava demais! Acabou que nem escolhemos tanto e acabamos por ficar ali próximo da orla mesmo. Não lembramos o nome, mas era um local com comida mais saudável, vegetariana e tals. Preferimos lá, porque queríamos algo mais leve e estava tudo bem gostoso!

IMG_20171015_142146800_HDR

Almoçados, andamos mais um pouco e logo voltamos para o hostel, para arrumar as coisas para o outro dia e descansar, pois mesmo já estando alguns dias na altitude, ela ainda nos pega, vez ou outra! Aconteceu de também começar a chover e parar, então passamos o final da tarde no hostel, recuperando as forças e abrigando da chuva. Quando deu uma estiada, o Jeff foi num restaurante bem bacana, que também é pizzaria e comprou uma pizza bem gostosa para viagem! Ainda bem que ele conseguiu ir e voltar antes da chuva recomeçar. O nome do restaurante é Alax Pacha. Gostamos muito da pizza e o Jeff do local e do atendimento. Recomendamos!!!

IMG_20171016_074331193

Após uma noite bem dormida, graças a Deus, era dia de conhecer melhor o tão grande Lago Titicaca e a famosa Isla del Sol, berço do império inca. O dia começou com um gostoso café da manhã no hostel e depois uma caminhada até o porto! No porto haviam muitos barcos, muitos mesmo no cais, prontos para sair. Enormes filas se formavam para entrar em cada barco. Procuramos o nosso, pelo nome do voucher que nos foi passado e ficamos lá uns 30 min esperando para embarcar. Os barcos são beeeeeeeeeeeeeeeeeem lentos! Daí demora em torno de 2 horas para chegar até a parte norte e 1 hora até a parte sul. Nosso planejamento inicial seria: ir para parte norte, fazer a trilha até parte sul, dormir na parte sul e na manhã seguinte voltar para Copacabana, prontos para pegar ônibus para Cusco. Mas tivemos que alterar tudo, pois desde do meio 2017 que a entrada à parte norte estava fechada, por falta de concordância entre parte sul e norte, então, ficamos somente na parte sul mesmo, andamos bastante, fizemos uma trilha, tiramos fotos e contemplamos aquela beleza inigualável.

IMG_20171016_081859865

O Lago Titicaca é dividido entre Peru e Bolívia, sendo que 70% dele fica no Peru, mas muita gente disse que os passeios da Bolívia são mais legais, então ficamos na Isla del Sol mesmo. Esse lago é demais, sendo o lago navegável mais alto do mundo e o segundo maior lago da América do Sul, atrás apenas do lago Maracaibo, na Venezuela. Ele fica a 3800 m acima do nível do mar, possui 8.549 km² de área e conta com uma profundidade máxima de 280 metros. Certeza que é uma das paisagens mais lindas que já vimos!

IMG_20171016_084229162-EFFECTS

HB4116

Houve a possibilidade de comprar um ticket que daria também acesso à Isla de La Luna, mas conversamos com pessoas que foram e nos disseram que não valia tanto a pena, que na Isla del Sol já veríamos tudo de melhor! Bom que ficamos por ali mesmo, na primeira parada! Lá pelas 14h ~ 15h o barco voltaria para buscar o pessoal da Isla del Sol, da parte sul, voltando até Copacabana.

HB4116

Depois de caminhar bastante, passar calor, frio e muito agradecidos de estar ali, voltamos para o porto da ilha, prontos para almoçar! Tínhamos levado barrinha e chocolate, além de água, o que ajudou no passeio. Mas na hora do almoço a fome apertou hehehe fomos no primeiro restaurante na parte esquerda do porto e a comida estava maravilhosa! Sentamos e comemos olhando aquele lago azul! Nossa, que visual, que oportunidade! Tinha até WIFI hehehehe coisa boa demais! E depois de comer, ficamos esperando o barco, sentados e vislumbrando toda aquela maravilha, lago, montanhas nevadas ao fundo e tudo!

IMG_20171016_133608739

Este slideshow necessita de JavaScript.

Bem, após o passeio, só tivemos tempo de voltar pro hostel, pegar as coisas que estavam guardadas e partir para Cusco.

Nossa, esse dia foi bem corrido, mas inesquecível! Um passeio que vale a pena demais e recomendamos a todos! A Bolívia não estava muito nos planos quando começamos a montar o roteiro, mas ainda bem que incluímos, pois se mostrou incrível, com paisagens únicas! E o Lago Titicaca juntamente com Isla Del Sol ficarão para sempre em nossas memórias!

Obrigadão por nos ler até aqui! Sua presença que nos faz continuar!!!

Fica ligado que em breve (se Deus quiser) teremos mais relatos desse último mochilão que fizemos! Partindo de Copacabana, indo para Cusco, Machupicchu e por ai vai… Abraços e abraços! Atéeeeeee + 😀

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: