Mochilão 2016 – Vamos para Patagônia? Ushuaia, conhecendo o fim do mundo!!!

Dia 19 – Partiu Fim do Mundo? Ushuaia aí vamos nós \o/

IMG_20161024_155953252

Olá mundo!!! Voltamos para contar um pouquinho como foi nossa aventura em Ushuaia/Argentina… bora lá?

Conforme falamos no post anterior chegamos ao aeroporto de Ushuaia umas 16h, pegamos táxi para o Hotel Austral Ushuaia. Nessa parada também não ficamos em hostel, ficamos em hotel. Recomendamos, pois ele é bem localizado, bastante limpo e arrumado, café da manhã delicioso e staff atencioso. Vale a pena!!! Após guardar nossas coisas, já fomos pesquisar e fechar os passeios. Reservamos para Ushuaia 3 dias completos, fora o dia de chegada e partida.

Pesquisamos muito na internet sobre a empresa de passeio Brasileiros em Ushuaia e em geral todo mundo falava bem. Então fomos direto fechar os passeios com eles. O legal é que são todos brasileiros e te recebem muito bem. A loja é fácil de encontrar e todo mundo sabe informar, fica dentro de uma galeria na rua principal da cidade.

img_20161024_192514967.jpg

Chegando lá eles oferecem VÁRIOS PASSEIOS, nós já tínhamos mais ou menos na cabeça o que a gente queria. Então para o primeiro dia fechamos o passeio de navegação para o canal Beagle, ele não é de dia todo é somente meio período e por conselho deles fomos à tarde, devido aos ventos fortes. Para o segundo dia fechamos o passeio ao Parque Nacional Tierra del Fuego, com em média 5h30min de duração e para o terceiro dia fechamos a tão esperada Pinguinera Terrestre. Mais à frente explicaremos com detalhes como funcionam esses três passeios. Em relação a valores também é pesado, mesmo padrão de El Calafate, isso porque abrimos mão de alguns. Mas faz parte né?

Agora vem uma SUPER DICA para turistar no fim do mundo: levem dólares!!! Não existe casa de câmbio oficial em Ushuaia, até tem informal, mas pra não passar sufoco igual nós passamos, melhor levar dólares ou então peso Argentino.

img_20161024_192459693.jpg

Com os passeios fechados fomos andar na cidade. A cidade não é tão arrumada igual El Calafate. Mas é bem legalzinha… tem a rua principal com restaurantes, empresas de turismo, galerias etc. Na rua de baixo tem um Cassino, bem grande e também o famoso porto. Por que famoso? Pois de lá saem várias embarcações para a Antártida, tem vários navios gigantes parados. Desse mesmo porto saem alguns passeios náuticos e tem também a famosa placa do fim do mundo. 

IMG_20161024_200043459

À noite jantamos pizza e voltamos para o hotel para descansarmos e nos preparamos para os próximos dias.

Dia 20 – Passeio ao Canal Beagle

saída para esse passeio era à tarde, então não precisamos acordar tão cedo. Levantamos umas 09h30min, tomamos café e fomos caminhar pela cidade.

Almoçamos pelo centro, tomamos um chocolate quente no Freddo e fomos para o ponto de encontro. O ponto foi no porto, bem facinho de encontrar, pois é bem sinalizado. Embarcamos e esse passeio tem em média 2h30min de duração.

Na primeira parte somos levados a observar a Baía de Ushuaia, onde é possível perceber que a cidade é cercada por lindas montanhas e glaciares. Nesse momento do passeio recebemos algumas explicações históricas, inclusive o motivo da cidade ser  conhecida por Terra Del Fuego. Diz-se que quando os Europeus estavam chegando de navio, observaram de longe pontos de fogo e diz a história que eram fogueiras dos nativos para se aquecerem do frio extremo.

segunda parte é para observamos e fotografarmos (dentro da embarcação) a Ilha dos Pássaros, onde é possível ver algumas espécies como patos, gaivotas, albatrozes, cauquenes entre outros. A terceira parte é na Ilha dos Lobos, onde tem-se duas espécies de lobos (essa parte também é dentro da embarcação). Nesse momento também vimos alguns cormoranes que são MUITO PARECIDOS com os pinguins .

IMG_20161025_164118982IMG_20161025_170102750

Navegamos mais um pouco e chegamos no popular farol do fim do mundo, que na verdade não é do fim do mundo kkkkk. Paramos para tirar umas fotos e seguimos para uma parada que foi surpresa para todos nós, pois desembarcamos em uma ilha muito bonita, onde tivemos uma vista privilegiada.IMG_20161025_175742382 Essa parada não ocorre em todos os passeios por depender muito da condição climática. Por isso as empresas nem divulgam, para não gerar expectativa nos turistas. Nesse dia começamos a ver e a sentir o tanto que VENTA nessa região, MUITO VENTO MESMO!

Após uns 20 minutinhos nessa ilha, embarcamos e voltamos ao porto. Já era a noitinha e fomos jantar, após o jantar voltamos para o hotel. Esse foi um dia bem tranquilo!!!

IMG_20161025_170631066IMG_20161025_170811815

Dia 21 – Passeio ao Parque Nacional Tierra del Fuego + Trilha Glaciar Martial + La Cabaña Casa de Té + Bar de Gelo

IMG_20161026_093706746

Neste dia saímos pela manhã e a van nos buscou no hotel umas 08h. Pegamos a estrada e antes de entrarmos no Parque Nacional propriamente dito, paramos na famosa estação onde tem o Trem do Fim do Mundo. Para quem tiver interesse pode andar no trem com um valor pago a parte. Tem duração em média 1h a voltinha no trem.

IMG_20161026_094218118

Após mais ou menos uma hora os dois grupos se encontram (quem andou de trem e quem não andou) e continuamos o passeio. Agora sim entramos especificamente no Parque e pode ser considerado o Parque mais Austral de todo mundo. O trajeto que percorremos já dentro do parque foi mais ou menos de 28km a 30km, com algumas paradas bem lindas e fantásticas. Vamos contar quais foram =)

A primeira parada foi na tão conhecida Baía Lapataia. Nesse momento tiramos foto na placa onde mostra o fim da Ruta Nacional n° 3, local que se sente mesmo no fim do mundo, já que após essa estrada não tem mais terra e somente água, bastante água!!! Seguimos caminhando pelo deck e então aproveitamos a vista e a energia que esse local proporciona. Muito interessante ver tão de perto o fim do mundo.

IMG_20161026_114956228

Após essa parada, seguimos para a segunda, o Lago Roca. Coisa de cinema, água cristalina, montanhas nevadas ao fundo. Lindo, lindo!!!

Após fotos e alguns minutos para curtir o local, seguimos para a próxima parada, no tão famoso Correio do fim do mundo, onde você pode levar seu passaporte e carimbar que esteve por ali e se quiser pode até enviar um postal para familiares e amigos. Aos arredores do correio a paisagem é linda, montanhas, lago e mar. É importante lembrar que o correio não fica aberto o ano todo, é bom pesquisar antes o período que vai, como não fomos no inverno pegamos ele aberto =)

Esse passeio teve almoço incluso, então voltamos para Ushuaia e almoçamos por lá. Demos um tempinho e seguimos para segunda parte do passeio. Fomos até uma famosa casa de chá chamada La Cabaña, é um charme!! Muito arrumadinha, porém foi uma parada mais rápidinha, só para conhecer e tirar fotos.

IMG_20161026_175711268IMG_20161026_180111722

Próxima etapa foi a trilha com acesso ao Glaciar Martial. É uma trilha relativamente tranquila, mas com algumas subidas mais íngremes. Em média 1h30min de caminhada. É muito bonita!!! Passamos por quedas d’água, montanhas e muitas árvores. No começo parece um bosque. Essa trilha não fica aberta o ano todo, no inverno o teleférico abre e vira um centro de ski, com isso a trilha fica meio inviável por causa da neve e gelo. Mas voltando para a trilha rsrs, chegamos ao topo e avistamos o glaciar, não é um glaciar tão grande, pois ele está em regressão, mas a vista é linda. Se vale a pena fazer? Demais!!!! Deu até pra brincar um pouquinho na neve que ainda tinha =) A volta foi mais tranquila, pois era mais descida.

Voltamos para a van e a última parada foi lá em Ushuaia no bar de gelo. É um local bem arrumadinho, eles nos dão roupa própria, pois a temperatura lá dentro é abaixo de zero. As bebidas são à vontade e é bem divertido para tirar fotos.

IMG_20161026_190156

Já era noite e estávamos exaustos!! Jantamos e voltamos para o hotel para descansarmos e começarmos um novo dia!

Dia 22 – Pinguinera Terrestre, que passeio show \o/

Já começamos avisando: não tem esse passeio o ano todo em Ushuaia, pois os pinguins vão para a Ilha Martillo no verão para se reproduzirem. Então quem visita a cidade no inverno não é possível fazer esse passeio, em compensação tem outros passeios exclusivos do tempo frio, como fazer esportes de inverno ou passeios com cães da neve, entre outros

IMG_20161027_174331081

Esse passeio tinha saída no começo da tarde, às 14h e o ponto de encontro era no porto. Uma observação importante é que se deve reservar com antecedência, pois o número de pessoas é limitado por dia.

Fomos distribuídos em duas vans e a primeira parada foi para ver as chamadas Árvores Bandeiras. Elas levam esse nome, pois são bastante retorcidas e próximas ao solo, devido aos fortes ventos patagônicos. O visual é belíssimo.

A próxima parada foi na Estância Harberton, uma linda propriedade privada. Nesse momento pode-se usar o banheiro e fazer um lanche que os próprios moradores preparam, como bolos caseiros, chá e café (pagos tá bom?! kkkkk).

IMG_20161027_165430880IMG_20161027_171308881

Dali seguimos para a próxima parada que foi no Museu Acatushúnde Aves e Mamíferos Autrais. É um museu muito interessante onde podemos ver bem de perto as ossadas de vários animais marinhos, como golfinhos, baleias e de animais da região patagônica. É uma parada bem legal. Ainda fazem explicações sobre os animais e estudos feitos na região.

IMG_20161027_162520293

próxima parte é a mais esperada. Embarcamos em uma lancha e navegamos em média de 20min até chegarmos à ilha Martillo. A lancha atinge uma velocidade bem rápida, mas é seguro.

IMG_20161027_172706194

Na hora de desembarcarmos tivemos uma grande surpresa, avistamos bem rapidinho e de perto uma foca leopardo. Essa foca é bem grande, com mais de 2 metros e é considerada “assassina”, por ser carnívora e uma exímia predadora. Se pegar um ser humano sobra só os pedacinhos rsrsrs. Então foi bom vê-la, mas assim não tão perto tá ótimo kkkkkkkkk Ela estava interessada nos pinguins!!!

IMG_20161027_172946753

Saindo da lancha, o guia nos passa algumas orientações, como andar sempre em grupo e não ultrapassar as margens de segurança para não assustarmos os nossos amigos pinguins.

Ficamos cerca de uma hora na ilha e é realmente uma experiência muito bacana!!! Observamos umas 03 espécies de pinguins e eles são muito charmosos!!! Como estão no período de reprodução nós vimos também várias buracos no chão onde os ovos ficam e os papais cuidando com muito amor. Não podemos “tocar” nos pinguins, mas tem algumas partes que é possível chegar bem perto e tirar várias fotinhas com eles.

IMG_20161027_181902404Para nós um passeio inesquecível, vale a pena demais! Sem contar que ficamos literalmente na ilha, com uma vista daquelas.

Depois de curtirmos bastante a ilha pegamos a lancha de volta até a estância e de lá a van até Ushuaia. Já era a noitinha e fomos jantar. Voltamos para o hotel para descansarmos para o próximo dia.

IMG_20161027_184524048

Esse foi nosso último dia em Ushuaia e também só temos a agradecer por tantas belezas naturais contempladas. É muito interessante curtir o fim do mundo e todos seus mistérios.

Aqui vem outra dica para uma Trip bem legal na Patagônia Argentina.

O que acham de Bariloche + El Calafate + Ushuaia ? Com 15 dias e uma boa organização da pra fazer uma super viagem com experiências marcantes e cada lugar inesquecível!!! Qualquer dúvida só mandar um recadinho que teremos muito prazer em ajudar. Muito obrigada(o) por nos ler até aqui e nos encontramos no próximo post que será com nossa última parada do Mochilão, depois de muita aventura fomos passar uns dias em Buenos Aires para relaxar. Então te esperamos lá com todas as dicas!

Abraços em todos!!!

Um comentário em “Mochilão 2016 – Vamos para Patagônia? Ushuaia, conhecendo o fim do mundo!!!

Adicione o seu

  1. Com certeza contemplar a grandeza da criação é valermos do poder do Criador para acreditarmos que Ele cuida de nós desde o começo para termos o que é de melhor, pois Ele é muito mais d que pensamos. Parabéns casal abençoado !!!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: